I – PAÑCAMAHĀPURŪṢA

1 – Ruchaka Yoga

 

BPHS 77:1-2 – O Sábio Parāśara disse: Agora defino as características do Pañcamahāpurūṣa. Se um poderoso e dignificado planeta (dentre os cinco de Marte a Saturno) estando em seus próprios signos ou em exaltação, estiverem posicionados em casas angulares (Kendras), eles farão surgir Ruchaka, Bhadra, Haṁsa, Malavya e Sasa yogas, que são chamados de Mahā Purūṣa Yogas. Em outras palavras, os nativos nascidos nestes yogas são caracterizados como Mahāpurūṣas(*).

(*) Ou seja, são chamados de grandes personalidades da humanidade e realizarão grandes feitos. Podem se tornar líderes políticos, humanitários, religiosos, militares ou simplesmente seguir o caminho da criminalidade, mas ainda assim serão grandes personalidades que se elevarão acima das pessoas comuns.

BPHS 77:1-2 – Características do Ruchaka Yoga – uma pessoa nascida com Ruchaka Yoga terá um rosto alongado, será zeloso, radiante, mas educado, extremamente poderoso, sobrancelhas lindas, cabelo preto, gostos refinados, amante de campos de batalhas, complexão vermelha escura, conquistador, inteligente, líder de ladrões, temperamento cruel, coxas delgadas, devoto dos Brāhmaṇes, possuindo as marcas de vīna, yagra, dhanuśa, paśa e vṛṣabha em suas mãos e possuindo chakra rekha. Ele será bem versado em encantamentos, ocultismo e empregrará o discurso para propósitos malévolos.

Nota – Se Marte estiver em Áries, Escorpião ou Capricornio e estiver posicionado em casas Angulares (Kendras), então a pessoa terá nascido sob Ruchaka Yoga.  Pessoas nascidas com os Acendentes em Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes estarão excluídos desse yoga. Vejamos como se forma esse yoga para todos os Ascendentes.

Ascendente Casa 1 Casa 4 Casa 7 Casa 10
Áries Ar Cp
Touro Sc
Gêmeos
Câncer Cp Ar
Leão Sc
Virgem
Libra Ar
Escorpião Sc
Sagitário
Capricórnio Cp Ar
Aquário Sc
Peixes

B.V.RAMAN – Ruchaka Yoga – Marte deve estar exaltado em um Kendra ou ocupar um Kendra o qual deve ser seu próprio signo.

Resultado – a pessoa nascida em Ruchaka terá um físico forte, famoso, bem versado nos antigos saberes, rei ou igual a um rei conforme as tradições e os costumes. Ele terá uma complexão avermelhada (provavelmente pitta doṣa), um corpo atrativo, disposição caridosa, rico, longa vida e será líder de um exército.

Nota – Ruchaka yoga é causada pela disposição forte de Marte em um Kendra indêntico com seu próprio signo ou sua exaltação. Ruchaka faz um guerreiro, bélico, marcial, um líder de homens, um grande comandante, uma pessoa agressiva, porém um governante patriótico ou um igual.

Adolph Hitler

Date:          April 20, 1889

Time:          18:30:00

Time Zone:     0:52:08 (East of GMT)

Place:         13 E 02′ 00″, 48 N 16′ 00″ Braunau, Austria

Adolph Hitler possui Ruchaka Mahā Purūṣa Yoga – Marte está em MKS na carta D-1 (casa 7) em yuti com Mercúrio também em MKS, porém fortemente amparado por um Sol (Governo) exaltado, mostrando aliança política para sua elevação de status. Ele foi líder político e possuiu um grande exército. Marte, formado do Ruchaka Yoga, está bem colocado na carta D-9, a carta que normalmente é utilizada para mostrar se um planeta na Carta D-1 dará frutos ou não de acordo com sua força na D-9.

Como podem perceber, assim como afirmou Parāśara, essa classe de yoga tanto pode fazer nascer um grande e honrado rei quanto criar um déspota e tirano. Como saber o que a pessoa se tornará depende de outros yogas planetários presentes. No caso Hitler possuía o Śakti Yoga, o Yoga de destruidor de mundos, tal como já estudamos nesse curso.

O planeta formador do Mahā Purūṣa Yoga também sofre quando está em MKS ou em yuti com planetas em MKS; caso de Hitler. Saturno no AL mostra o MKS de Saturno a partir do AL (diferente do Lagna), pois aqui sua imagem pública é danificada por suas ações (casa 10, casa das ações, do Karma) e um Saturno com AL na casa 10 mostra uma mancha nas ações do indivíduo. Tais ações servirão como queda (Saturno em MKS faz a pessoa perder status e poder e ter de recomeçar muitas vezes).

2 – Bhadra Yoga

BPHS 77:8-12 – Características do Bhadra Yoga – o nativo de Bhadra é imbuído com esplendor de um leão, um peito bem desenvolvido (musculoso), com a marcha de um elefante, braços longos e musculosos, instruído, inteligente e habilidoso em yogas. Sattva guṇa, pés elegantes, bigode e barba bonitos e sensual. Possuirá as marcas de concha, chakra, gado, flecha, elefante, bandeira e de arado em suas mãos e pés. Possuirá um nariz belo, inteligente em armamento, cabelos pretos e enrolados, possuindo uma natureza independente, porém um protetor de sua família. Compartilhará suas riquezas e prazeres com seus amigos, será pesado. Possuirá uma vida feliz e confortável com sua esposa e filhos e como um governante ele vive por cem anos.

Nota – esse yoga só é possível para os Ascendentes de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes, como mostra a tabela abaixo.

Ascendente Mercúrio Casa 1 Mercúrio Casa 4 Mercúrio Casa 7 Mercúrio Casa 10
Áries
Touro
Gêmeos Domiciliado Exaltado
Câncer
Leão
Virgem Exaltado Domiciliado
Libra
Escorpião
Sagitário Domiciliado Exaltado
Capricórnio
Aquário
Peixes Domiciliado Exaltado

B.V.RAMAN – Bhadra Yoga – é formado pela disposição de Mercúrio em um Kendra, o qual deve ser idêntico com seu próprio signo ou sua exaltação.

Resultado – a pessoa nascida em Bhadra Yoga será forte, terá o rosto semelhante ao rosto de um leão, terá o peito bem desenvolvido, membros proporcionais, será taciturno (de poucas palavras), irá ajudar seus parentes e terá longevidade.

Notas – Mercúrio é o planeta do intelecto e em consonância com a natureza inerente de Mercúrio, Bhadra Yoga irá se manifestar.

François Mitterrand

Date:          October 26, 1916

Time:          4:00:00

Time Zone:     0:00:00 (West of GMT)

Place:         0 W 10′ 00″, 45 N 41′ 00″ Jarnac, France

Ele possui Bhadra Yoga pela presença de Mercúrio exaltado no Lagna. Além disso, Mercúrio está com pleno digbala, ou seja, com 100% de força direcional.

Ele foi o Presidente com maior tempo na Presidência da República (14 anos), tendo obtido seu primeiro mandato presidencial em 1981 quando corria a MD de Mercúrio (1972-1989) que está a 22 Vi 46 em movimento direto. Ou seja, quase na final da MD, pois Mercúrio está no final do signo, mostrando que um planeta confere seus maiores resultados no seu período planetário e de acordo com a posição em graus em um signo. Ou seja, se nos primeiros 10 graus, então no início da MD; se nos segundos 10 graus, então no meio da MD; e se nos últimos 10 grau, então no final da MD. Se o planeta estiver retrógrado (e isso vale para os Nodos), então essa contagem é invertida.

Sob seu governo foi abolida a pena de morte – Parāśara diz que tal pessoa nascida sob Badhra yoga terá sattvas guṇa e será um protetor da sua família.

3 – Haṁsa Yoga

BPHS 77:13–16 – Características do Haṁsa Yoga – o nativo possuirá voz semelhante a um cisne (haṁsa), aparência justa, rosto charmoso e um nariz bem desenvolvido, uma natureza fleumática, possuindo olhos marrons avermelhados, unhas avermelhadas e será uma pessoa inteligente. Ele será semelhante a um rei com bochechas bem moldadas, uma testa arredondada e pés elegantes. Ele possuirá marcas de peixe, de anzol, arco, concha, lótus em suas mãos e pés. Ele será de uma natureza sensual, mas seu desejo lascívio por mulheres permanecerá insatisfeito. Ele alcança a altura de 96 aṅgula e terá interesse em natação e esportes aquáticos. Ele vive até 100 anos.

(*) Aṅgula é uma medida hindu que corresponde à largura de um polegar. Ou 1.905 cm. 96 Aṅgulas seriam 182,88cm de altura. É uma medida para dizer que Júpiter domiciliado ou exaltado no Lagna faz as pessoas altas.

Nota – esse yoga NÃO é possível para os signos Touro, Leão, Libra, Escorpião e Aquário.

Ascendente Júpiter Casa 1 Júpiter Casa 4 Júpiter Casa 7 Júpiter Casa 10
Áries Exaltado
Touro
Gêmeos Domiciliado Domiciliado
Câncer Exaltado
Leão
Virgem Domiciliado Domiciliado
Libra Exaltado
Escorpião
Sagitário Domiciliado Domiciliado
Capricórnio Exaltado
Aquário
Peixes Domiciliado Domiciliado

B.V.RAMAN – Haṁsa Yoga – é formado se Júpiter ocupar um Kendra, o qual deve ser seu próprio signo ou seu signo de exaltação.

Resultado – Suas pernas terão as marcas da concha, lótus, peixe, anzol. Ele possuirá um belo corpo; ele será amado pelos outros; ele será justo e correto em disposição e puro de mente.

Notas – Os Mahāpurūṣas produzem cinco tipos de grandes personalidades no mundo. Eles podem ser militares, políticos, filósofos, cientistas, artistas etc. Eles estão em todas as áreas de saber e conhecimento. Eles podem vir com a missão de consolidar uma nova era ou destruir uma época. Ter um Mahāpurūṣa yoga ativado não é sinônimo de viver no modo Sattvas, ou de ter compromisso com a verdade e a pureza. Ter um Mahāpurūṣa yoga é sinônimo de grandeza, poder e fama. A fama pode ser das mais elevadas e percorrer os quatro cantos do mundo, ou pode se limitar ao seu país de origem, isso dependerá dos planetas que conjuntam ou apoiam o Mahāpurūṣa, o estado deste planeta na Carta D-9 (ativada desde o nascimento) e várias outras prerrogativas que temos estudado continuamente neste curso.  

George V, Rei da Inglaterra

Date:          June 3, 1865

Time:          1:18:00

Time Zone:     0:00:28 (West of GMT)

Place:         0 W 07′ 00″, 51 N 30′ 00″    London, United Kingdom

Realeza britânica, o segundo filho de Edward VII e da Princesa Alexandra e herdeiro do trono quando seu irmão, o demente Prince Albert Victor, morreu em 1892. Ele foi treinado para a Marinha e tornou-se vice-almirante em 1903. Sucedendo seu pai em 1910 , ele ganhou popularidade imediata e duradoura por sua coragem e devoção nacional durante a Segunda Guerra Mundial. Ele se casou com a Princesa Maria de Teck em 1893; seis filhos; cinco filhos e uma filha.

  • Em 1900 ele ingressa na MD de Júpiter (1900-1916) retrógrado na casa 10 e é coroado rei somente NO FINAL DESSA MD. Por que ele foi coroado rei (ativação do mahāpurūṣa yoga) somente no final da MD de Júpiter, não no início ou no meio?

RESPOSTA: como já ensinado, os yogas planetários darão seus frutos de acordo com a posição do planeta em decanatos. Dividi-se o período em três partes. Se o planeta estiver no primeiro decanato, então o yoga é ativado no início do período. Se estiver no 2º decanato, então no meio. E se estiver no final, então no fim do período.

  • Mas Júpiter de George estava a 3 Sg 42’. Não era para ele ter sido coroado logo no início? A resposta é “Não”, pois Júpiter estava retrógrado e quando os planetas estiverem retrógrados (incluindo os Nodos sempre retrógrados) devemos inverter essa regra.
  • Júpiter está com Ketu (exaltado) na casa 8 do Navāṁśa (Ketu mostra doenças de difícil diagnóstico e cura, Júpiter é o seu Lagneśa e está mal posicionado na casa 9 da D-9 e assim ele não pode viver 100 anos como afirma o yoga). Júpiter Mahāpurūṣa está perdendo sua força por estar na casa 8 da D-9.
  • Ele foi atormentado por uma doença em grande parte de seu reinado e, após sua morte, foi sucedido por seu filho mais velho, Eduardo VIII. Ele morreu aos 70 anos de idade, 20 de Janeiro de 1936, às 23:55, possivelmente por uma eutanásia após tomar altas doses de morfina.
  • Ele estava atravessando o período de Mercúrio Bādhakeśa (1935-1952) que também se tornou um māraka (assassino) por estar posicionado na casa 2 com Vênus (regente da casa 8) e Ketu.

4 – Malavya yoga

BPHS 77:17-19 – Características do Malavya Yoga – o nativo que nasce sob Malavya yoga possuirá belos lábios, cintura fina, semelhante esplendor como a Lua, o corpo emitindo uma fragrância especial, uma aparência avermelhada, altura media, dentes limpos e uniformes, a voz se assemelhando ao choro alto de um elefante, braços longos, comprimento do rosto de 13 angulas e da largura do rosto de 10 angulas. Depois de alcançar sua supremacia, ele desfrutará de confortos e felicidade até os 70 anos e depois partirá deste mundo para a morada celestial.

Nota – o comprimento do rosto é quase que proporcional à altura, diferente de quem possui Ruchaka Yoga que possui um rosto mais comprido. Observem as características físicas que esses cinco planetas conferem sobre a natividade. Abaixo uma tabela das possíveis formações deste yoga.

Ascendente Vênus Casa 1 Vênus Casa 4 Vênus Casa 7 Vênus Casa 10
Áries Domiciliado
Touro Domiciliado
Gêmeos Exaltado
Câncer Domiciliado
Leão Domiciliado
Virgem Exaltado
Libra Domiciliado
Escorpião Domiciliado
Sagitário Exaltado
Capricórnio Domiciliado
Aquário Domiciliado
Peixes Exaltado

Nota – todos os signos serão beneficiados do Malavya Mahāpurūṣa Yoga. Isso mostra que Vênus é o maior benéfico do zodíaco para questões materiais pela visão védica, até mesmo mais benéfico do que Júpiter como apontam os Śāstras. Vênus Malavya Yoga na casa 7 fará a natividade obter seu elevado status após o casamento ou através de favores de pessoas influentes e da realeza.  Veja o caso de Diana, Princesa de Wales neste estudo, como exemplo de elevação após o casamento.

Quando o Malavya Yoga está presente na casa 4, a pessoa obtém seu elevado status de berço. A menos que haja obstrução, então este yoga não pode frutificar. Quando o Malavya está no Ascendente, a pessoa se esforça para conseguir seu status na vida, sua inteligência e habilidade é muitas vezes recompensada na vida, muito mais do que favores de cônjuge (casa 7) ou de parentes (casa 4). Quando o malavya ocorre na casa 10, então essa pessoa deve se tornar um governante. O mesmo raciocínio deve ser aplicado para todos os outros Mahāpurūṣa Yogas.

B.V.RAMAN – Malavya Yoga – Vênus deve ocupar um quadrante, o qual deve ser seu próprio signo ou sua exaltação.

Resultado – a pessoa terá um corpo bem desenvolvido, de mente forte, rico, feliz com filhos e cônjuge, possuirá veículos, dotado com órgãos sensoriais limpos, renomado e instruído.

Diana, Princesa de Wales

Date:          July 1, 1961

Time:          19:45:00

Time Zone:     1:00:00 (East of GMT)

Place:         0 E 31′ 00″, 52 N 50′ 00″ Sandringham, United Kingdom

Diana se casou com o Príncipe Charles, após cinco meses de noivado, no final do período de Rāhu. Rāhu está sozinho em Touro na Carta D-9 e irá conferir resultados de Vênus. Na Carta D-1, Vênus está na casa 7 formando um Malavya Yoga (elevação a partir de casamento). O estudo combinado D-1 e D-9 deve ser mantido para estudo de casamento.

O casamento ocorre no final do período de Rāhu. Esse nodo está no início de Leão (6 Le 24) e, portanto, dará resultados no final do período, uma vez que ele é sempre retrógrado.

Ela falece em 31 de Agosto de 1997 em um acidente de carro, no final da MD de Júpiter debilitado, em MKS na casa 3 e conjunto a Saturno.

Abram essa carta no Jagannātha Horā para estudar a partir de seu Navāṁśa também.

5 – Sasa yoga

BPHS 77:20-22– Características do Sasa Yoga – o nativo que nasce sob Sasa Yoga possuirá dentes pequenos e rosto corajoso, mas não terá um corpo pequeno. Ele terá uma cintura estreia com lombos fracos, coxas elegantes, será inteligente e terá interesse em florestas, montanhas etc. Ele será poderoso e um chefe das forças armadas. Tais nativos terão dentes salientes, serão ágeis, possuirão conhecimento especial em metalurgia, se entregam ao flerte com mulheres, saqueiam a riqueza dos outros. Este tipo de nativo terá marcas como guirlandas (mālā), vīna, mṛdaṇga e armas em suas mãos e pés. Depois de terem servido à terra sagrada e viverem felizes até os 70 anos, eles partem para a morada celestial.

Nota – o Sasa yoga dará uma característica severa, corajosa e brutal, tal qual Saturno. Dos Mahāpurūṣa Yogas, Ruchaka e Sasa são os mais valentes, seus possuidores podem se envolver em política, guerra, militarismo, em um sentido mais firme, seco, feroz, do que os outros yogas. Uma característica forte de quem possui Saturno, embora um planeta seco, exaltado e nos quadrantes, é a corpulência. Normalmente são pessoas altas, corpulentas e com tendência a estar acima do peso a menos que outras combinações de planetas secos e maléficos (Marte, Rāhu, Sol) sobre o Lagna ou a Lua Natal se sobreponham a essa posição de Saturno.

Vejamos na tabela seguinte como se forma esse Yoga para cada Ascendente. Observem que as pessoas nascidas com os signos de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes não podem sustentar esse yoga.

Ascendente Saturno Casa 1 Saturno Casa 4 Saturno Casa 7 Saturno Casa 10
Áries Exaltado Domiciliado
Touro Domiciliado
Gêmeos
Câncer Exaltado Domiciliado
Leão Domiciliado
Virgem
Libra Exaltado Domiciliado
Escorpião Domiciliado
Sagitário
Capricórnio Domiciliado Exaltado
Aquário Domiciliado
Peixes

B.V.RAMAN – Sasa Yoga – Saturno deve ocupar um quadrante, o qual deve ser seu próprio signo ou sua exaltação.

Resultado – a pessoa nascida nesse yoga irá comandar bons empregados. Seu caráter, contudo, será questionável. Ele será o cabeça de uma vila ou de uma cidade, ou até mesmo um rei, e ele vai cobiçar a riqueza dos outros e será perverso em disposição.

Nota – como podem perceber, não dá um resultado muito auspicioso, dando a entender que o Mahāpurūṣa yoga pode fazer alguém muito poderoso, contudo, não muito confiável em certos casos. E aonde podemos encontrar com mais frequência tais personalidades? Logicamente na política. Pessoas com Sasa Yoga são famosos políticos como, por exemplo, Barack Obama, Margaret Thatcher, Jacques Chirac, George VI, rei da Inglaterra.

Margaret Thatcher

Date:          October 13, 1925

Time:          9:00:00

Time Zone:     0:00:00 (West of GMT)

Place:         0 W 38′ 00″, 52 N 54′ 00″ Grantham, United Kingdom

Escolhi o mapa dela ao invés do de Barack Obama, pois este último possui Júpiter em conjunção com Saturno em Capricórnio na casa 1. Apesar de Júpiter estar debilitado, ainda assim seu digbala o torna forte e, aliado a uma Lua exaltada na casa 5 (causa argalā sobre o Lagna), diminui o potencial de Saturno no Ascendente, tornando-o pacífico.

Ao estudarmos a Carta de Margaret Thatcher, percebemos que ela recebeu um apelido carinhoso muito relacionado aos significadores de Saturno, isto é, ela foi chamada de “A Dama de Ferro”. Ferro é o metal de Saturno, simboliza rigidez, seriedade e firmeza.

Saturno está exaltado no Lagna e amparado por Mercúrio (Rajasico) com pleno digbala. Ou seja, tamas e rajas sobre seu ascendente, o qual lhe confere esse título.

Embora ela tenha se elevado na política, como Primeira Ministra, no período de Rāhu (dando efeitos de Lua), ou seja, 1972-1990, foi no período do Sasa Yoga (Saturno, 2006-2025) que ela se torna um membro da Câmara dos Lords.

Saturno no Lagna está em MKS e por isso um Sasa Yoga formado por Saturno no Lagna dará muitos altos e baixos na vida, porém a pessoa está sempre se reerguendo. Neste caso, este yoga combina bem com a vida de políticos que passam por essas mudanças frequentes de status devido ao cargo que ora ocupam e ora são destituídos. Raman costuma dizer que um Saturno no Lagna faz a pessoa perder tudo e ter de recomeçar muitas vezes.

CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS MAHAPURUSA YOGAS

1 – Marcas no corpo – as pessoas que nascem com estes yogas possuem marcas características em seu corpo, sobretudo palmas da mão e pés. São marcas que simbolizam as armas das divindades, tais como conchas, anzóis, discos, lanças etc. Essas marcas indicam que essas pessoas carregam uma missão importante no mundo.

2 – Obstruções aos Mahāpurūṣa Yogas – tudo o que foi visto anteriormente no conteúdo ensinado em argalā deve ser aplicado aqui. Como esses yogas são formados a partir de quadrantes, supõem-se que as obstruções devam ser feitas a partir de quadrantes também. E como tais planetas estão exaltados, haverá a necessidade de outro planeta exaltado, ou dois ou mais planetas estarem posicionados em signos opostos a eles para que a obstrução seja efetivada com êxito. A obstrução se refere a uma queda de posição ou até mesmo anulação completa do yoga dependendo da MD vigente.

3 – Diminuição do poder dos Mahāpurūṣa Yogas – caso esse planeta esteja em casas trikas na Carta D-9 (Navāṁśa), ou debilitado, o yoga sofre diminuição do seu poder. Caso haja um pāpakartari doṣa envolvendo o planeta na carta D-1 (Rāśi), o yoga também sofre diminuição do seu poder ou aflição a partir da sua realização na vida da natividade. Quando o dispositor do Mahāpurūṣa (caso em que o planeta esteja exaltado) estiver debilitado ou conjunto a um planeta debilitado, diminui a força do yoga.

Momento da Frutificação de Yogas Planetários:

Em aulas passadas já foi falado um pouco sobre a frutificação dos yogas planetários. Quando dois ou mais planetas formam um yoga planetário, o sustentador do yoga deve dar ênfase na maior realização. O sustentador do Yoga sempre será Lua. Sol ativa, Lua sustenta. Se as luminárias não estiverem incluídas na formação do yoga, como no caso dos Mahāpurūṣa Yogas, dentre outros, o planeta por si só sustenta o yoga e ele será ativado no período do planeta que forma o yoga ou no período conforme ensinado por Jaimini, isto é:

Maharṣi Jaimini ensina que o período da frutificação dos yogas está relacionado com as casas onde eles se formam. Assim, dividindo o período da vida em 3 partes, as casas 2 e 4 indicam a primeira parte da vida (infância e adolescência), enquanto as casas 1, 7 e 9 indicam a última parte da vida. Jaimini não fez menção às outras casas. Como sempre acontece em escrituras menores, o conhecimento descrito nelas é sempre muito sucinto, pois se deve supor que o ṛṣi está descrevendo situações para discípulos adiantados e versados nas escrituras maiores e/ou outras complementares, o qual dá o poder de entender clara e rapidamente os ensinamentos ali contidos. Com o tempo, espera-se que tais conhecimentos transcendentais se tornem cada vez mais “crepusculares” pelo tanto que se desvia e/ou se perde nesse ínterim especulativo; ou não, pelo esforço feito por muitos no resgate da tradição. Então vamos resgatar aqui um pouco dessa tradição e remover supostas teorias crepusculares.

Com base nos princípios de satya-pīṭha e māyā-pīṭha, temos a casa oposta como a śakti de qualquer outra, ou seja, a 7ª casa de qualquer uma é onde se encontra a śakti. Em relação ao princípio māyā-pīṭha, este não está aplicado aqui, uma vez que se refere ao āruḍha (imagem) de qualquer casa. Logo, as aparentes lacunas nos ensinamentos do sábio sempre estiveram preenchidas.

Definindo então, temos que, tomando a casa 2, sua sétima é a 8ª; tomando a casa 4, sua sétima é a 10ª. Portanto, yogas planetários nestas casas frutificam cedo na vida. Tomando as casas 1, 7 e 9, temos as casas 1-7, 9-3. As demais 5-11 e 6-12 acontecem no meio da vida. Mas Jaimini não falou sobre o meio da vida aqui. Sim, mas este é outro princípio em Jyotiṣa, isto é, em todas as análises a vida e/ou período investigado é sempre dividido em 3 partes iguais. Divida 90 anos em 3 partes e dá 30 anos para cada parte.

Os cinco Mahāpurūṣa yoga carregam consigo a força de Śiva em sua formação. Cada um dos cinco planetas está associado com uma forma de Śiva em uma de suas faces. Mercúrio está associado com Sadyojata, cujo elemento é Pṛthvī Tattva. Vamadeva está associado com Vênus, Jala Tattva. Aghora está associado com Marte, Agni Tattva. Tatpurūṣa está associado com Saturno, Vāyu Tattva. E Júpiter é Sadaśiva, a Sua forma mais elevada, associado com Ākāśa Tattva e, portanto, a verdade permanece nele. Essas formas de Śiva devem ser solicitadas caso esses planetas estejam combustos ou produzindo maus resultados como em ameaça da vida.

____________________________________________________________________________________________

Hari Om Tat Sat

Karen de Witt

Fiz o curso Bṛhat Parāśara Horā Śāstra, no Śrī Jagannāth Center, uma instituição de ensino estabelecida por Guruji Sanjay Rath desde 1998 e sediada em Nova Delhi. Obtive iniciação tradicional e o certificado do curso em 2016 em cerimônia na sede do curso.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.